Dengue é contagiosa? Saiba a resposta desta e outras perguntas!

Dengue é contagiosa? Saiba a resposta desta e outras perguntas!

Postado em 25/12/20
Dengue é contagiosa? Saiba a resposta desta e outras perguntas!

O verão, uma das estações mais queridas do ano, finalmente chegou, trazendo muita diversão consigo! Porém, é preciso ter cuidado com algumas condições que são mais comuns durante esta época, e entre elas está a Dengue.

Por causa do calor e a alta quantidade de chuvas, há um aumento na aparição de locais com água parada, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti (popularmente conhecido como mosquito da dengue), principal responsável por disseminar a doença, além de também ser um transmissor da Zika e da Chikungunya.

É importante mencionar que, além do surgimento de novos seres, se nos locais que se enchem de água já existirem ovos do mosquito, eles ficam novamente ativos, evoluindo para o estágio de larvas, que se transformarão em animais. Neste texto, lembraremos alguns cuidados a serem tomados para prevenir a doença.

Afinal, a Dengue é uma doença contagiosa?

Para responder esta pergunta, é necessário entender como funciona o processo de transmissão. Ele começa com uma pessoa infectada, mas não se dá pelo contato dela com outra pessoa. Entre um dia antes da febre até o sexto dia da doença, ela se torna transmissível, mas somente quando o mosquito Aedes aegypti pica a pessoa que a contraiu.

O mosquito passa a ser portador do vírus, que passa por uma incubação de 10 a 14 dias, e passa a ser transmitido para outras pessoas que também forem picadas pela fêmea do mosquito (única que ataca humanos).

Ou seja, ela não é uma doença contagiosa. O mosquito é o vetor de transmissão da doença e, por isso, devemos combatê-lo!

Um fato interessante é que o mosquito da espécie Aëdes albopictus também transmite a doença e é um dos principais responsáveis pela disseminação na Ásia. Porém, apesar de existir no Brasil, nunca foi registrado um caso em que ele fosse o responsável.

Quais são os sintomas e tipos de Dengue que circulam no Brasil?

O vírus da dengue apresenta 4 sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos eles circulam pelo Brasil, e uma mesma pessoa pode ser infectada por vírus diferentes.

Todos podem causar tanto a Dengue Clássica quanto a Hemorrágica, mas, segundo dados da Fiocruz, o DEN-3 é o responsável por causar formas mais graves da doença, seguido pelo DEN-2, DEN-4 e DEN-1. O último é visto como o mais explosivo dos quatro e pode ser o grande responsável por epidemias em um curto prazo.

Os tipos de Dengue

As variações da doença são:

  • Assintomática: uma pessoa é portadora do vírus, mas não manifesta sintomas.

  • Dengue Clássica: tem início súbito, pode durar de 5 a 7 dias, também pode apresentar sinais como febre alta, dor de cabeça, náuseas, tontura, vômito e há também a possibilidade de erupções na pele e debilidade física.

  • Dengue Hemorrágica: é a forma mais grave da doença e pode levar à morte. Além dos sintomas da forma clássica, também apresenta sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos

  • Febre Hemorrágica da Dengue ou Síndrome do Choque da Dengue: é a forma mais grave e rara da Dengue Hemorrágica. Pode apresentar palidez, hipotermia, alterações no nível de consciência, alterações circulatórias, pressão baixa, taquicardia, e até mesmo levar à morte.

O tratamento deve seguir rigorosamente orientação médica, principalmente porque alguns sintomas se assemelham aos de outras doenças com menor gravidade e podem confundir quem não possui o conhecimento de um profissional especialista.

A melhor forma de prevenir é através do combate ao mosquito, então lembre-se de ficar bastante atento a orientações como as da imagem abaixo para não permitir que ela continue se espalhando:

dengue contagiosa

Imagem: Prefeitura de São Paulo | Reprodução

Em caso de suspeita de Dengue, o primeiro passo é procurar pelo seu médico de confiança. Caso ele solicite alguns exames, não deixe de conferir os que temos à disposição! Para qualquer dúvida sobre eles, é só nos procurar no WhatsApp.

E se este texto foi útil para você, não deixe de compartilhar na sua rede social favorita através do ícone dela abaixo!