5 coisas que você deve saber sobre o sarampo!

5 coisas que você deve saber sobre o sarampo!

Postado em 12/02/21
5 coisas que você deve saber sobre o sarampo!

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada pela ação de um vírus, e é especialmente comum durante a infância. Ele tem causado surtos em algumas regiões do Brasil e, por isso, é um assunto que tem ganhado mais espaço nos últimos dias.

Para que você entenda mais sobre esta doença, separamos 5 coisas que você deve saber sobre o sarampo!

1 - Quais são os sintomas causados pelo sarampo?

O surgimento de sintomas acompanha a evolução da doença. Ou seja, quanto mais ela avança, novos sintomas se manifestam. Os mais comuns são:

  • Febre acompanhada de tosse persistente;

  • Irritação ocular;

  • Corrimento do nariz;

  • Falta de apetite;

  • Mal-estar intenso

  • Aparecimento de manchas no rosto que, posteriormente, se espalham por todo o corpo;

O sarampo precisa ser tratado rapidamente, pois as complicações podem ocasionar em lesões que durarão pelo resto da vida, ou outras consequências, tais como:

Crianças: infecção de ouvido; encefalite aguda; pneumonia; morte.

Adultos: pneumonia.

Gestantes: parto prematuro; bebê com peso abaixo do ideal.

Ao sentir qualquer um dos sintomas listados, procure seu médico de confiança imediatamente!

2 - Como prevenir o sarampo?

Todo mundo está suscetível a contrair a doença. Os lactentes cujas mães já tiveram sarampos ou foram vacinados possuem os anticorpos transmitidos pela placenta, mas apenas de forma temporária (geralmente por 1 ano de vida, e isso pode interferir nos cuidados a serem tomados com ele).

A única forma de prevenir o sarampo de forma eficiente e definitiva é a vacinação. Normalmente, para que a duração seja duradoura, o indivíduo precisa de 02 doses da vacina.

3 - Por que o sarampo voltou a preocupar o Brasil?

Nos últimos anos, mais precisamente por volta de 2017 e 2018, algumas pessoas que vieram de fora do país trouxeram a doença consigo, e o vírus acabou por encontrar muita gente não imunizada, principalmente nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, o que iniciou um surto.

Em 2020, tivemos que enfrentar a covid-19, o que acabou afetando várias campanhas de vacinação, como a do próprio sarampo, e o vírus, que já estava circulando pelo país, conseguiu encontrar novos grupos que ainda não haviam tomado as duas doses da vacina.

4 - Como é o tratamento?

Não existe um tratamento específico para o sarampo. O que são tratados são os sintomas, com o objetivo de aliviá-los. Além dos medicamentos, o médico também pode recomendar a hidratação constante, repouso, higienização ocular, entre outras práticas.

5 - O que são as manchas que aparecem em pacientes infectados por sarampo?

As manchas causadas pelo sarampo são chamadas de exantemas ou rash. Elas são erupções, geralmente avermelhadas, que surgem na pele causadas por inflamação ou dilatação dos vasos sanguíneos. Não coçam e costumam durar pouco mais de uma semana.

Tomar as duas doses da vacina é extremamente importante, além de sempre manter as visitas ao médico em dia. Existem algumas opções de exames que indicam se você já está imunizado, como o Sarampo EIE IGM e o Sarampo EIE IGG. Já para quem foi diagnosticado com ela, há a opção de monitorar a encefalite, que é uma das principais complicações e que oferece grande risco. Para isto, exames como o Sarampo LCR EIE IGM e o Sarampo LCR EIE IGG são boas opções.

E se este artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe em sua rede social favorita através do ícone dela abaixo!