Entenda o que é e quais são os sintomas da pneumonia bacteriana!
Postado em 30/04/21A pneumonia bacteriana é uma doença que costuma atingir pessoas que estão com a imunidade baixa ou em condições de maior risco de contaminação, como os ambientes hospitalares.
Trata-se de uma inflamação nos pulmões causada pela multiplicação desordenada de bactérias. Geralmente, a bactéria que causa a doença é a Streptococcus pneumoniae, mas outros agentes também podem causá-la, como Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae e Legionella pneumophila.
Quais são os sintomas da pneumonia bacteriana?
A doença apresenta uma série de sintomas que podem variar de acordo com cada caso. O diagnóstico é feito com base em exame clínico e normalmente é confirmado por com uma radiografia ou tomografia de tórax para observar as lesões causadas. Os principais sintomas da pneumonia bacteriana são:
-
Febre;
-
Tosse com catarro;
-
Falta de ar;
-
Dor torácica;
-
Dor no peito;
-
Mal estar;
-
Expectoração amarelada;
-
Queda da pressão;
Entre vários outros.
Você sabe qual a Diferença entre pneumonia bacteriana e viral?
A diferença entre as duas doenças, como os próprios nomes já indicam, é o agente causador. Em pacientes contaminados, existem poucos indícios de diferenciação. Um estudo publicado pela Oxford Brazil EBM Alliance apontou alguns deles.
Sinais associados à pneumonia viral:
-
Rinorreia;
-
Fração linfocitária superior nos glóbulos brancos;
-
Creatinina sérica mais baixa;
-
Opacidade do vidro fosco (GGO) em resultados radiológicos;
Quais os indícios de pneumonia bacteriana:
Febre;
Cefaleia;
Linfonodos cervicais dolorosos;
Diarreia;
Rinite;
Lembre-se: qualquer diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado.
Como é o tratamento da pneumonia bacteriana?
O tratamento da pneumonia bacteriana é feito através do uso de antibióticos e medicamentos que combatem os sintomas. Em alguns casos é necessário complementar com fisioterapia respiratória.
Quando não tratada de forma adequada, a doença pode desenvolver sequelas, como insuficiência respiratória, septicemia, sequelas pulmonares e até mesmo infecção generalizada. Além disso, vale mencionar que a pneumonia é a infecção que mais mata no mundo.
Fatores de risco da pneumonia bacteriana
O consumo de álcool e tabaco está entre os principais fatores de risco relacionados à doença, assim como a existência de doenças crônicas (como a asma) e outras condições que afetem o sistema imunológico (como a gripe).
Outro grande fator é a hospitalização, especialmente quando há a utilização de ventilação mecânica (respiração por aparelhos). Por isso é um dos grandes riscos aos quais pacientes internados com Covid-19 estão suscetíveis. Além disso, a própria doença causada pelo novo coronavírus pode desencadear uma pneumonia.
Prevenção
Como não há forma de contrair pneumonia sem um agente externo (vírus ou bactéria) e ela costuma atingir apenas quem está com o sistema imunológico comprometido, a melhor forma de prevenir a doença é fortalecer o organismo. Boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares e boa higiene são boas formas de evitar a contaminação.
Também já existem as vacinas antipneumocócica 13 valente e antipneumocócica 23 valente, que são doses tomadas com um intervalo de 6 meses e repetidas a cada cinco anos para combater a Streptococcus pneumoniae, principal causadora da doença.
É uma doença que precisa ser tratada com seriedade e identificada rapidamente para evitar complicações. Nós oferecemos uma série de exames relacionados à pneumonia em nossa loja online. Caso tenha qualquer dúvida sobre algum deles, é só nos chamar no WhatsApp.
E se você gostou deste texto, não deixe de nos seguir no Instagram. Nós sempre o atualizamos com informações relevantes para sua saúde!