Exame TSH: o que é e para que serve?

Exame TSH: o que é e para que serve?

Postado em 04/06/21
Exame TSH: o que é e para que serve?

O exame de tireoide (TSH) é um procedimento utilizado para identificar problemas na glândula tireoide, uma parte do nosso organismo que possui formato de borboleta (com dois lobos) e fica localizada na parte anterior do pescoço.

Com base na avaliação do exame TSH, que mede a quantidade de hormônio tireoestimulante, é possível identificar se um indivíduo possui hipotireoidismo ou hipertireoidismo, problemas associados à produção dos hormônios tireoidianos, que são essenciais para uma série de funções do corpo, incluindo batimentos cardíacos.

Ele também é um exame muito indicado para diagnóstico de outros distúrbios relacionados à glândula, como tireoidite de Hashimoto, aumento da tireoide, presença de nódulo na tireoide benigno ou maligno, entre outros. Também pode ser solicitado como rotina para pessoas acima dos 40 anos e gestantes.

O exame pode identificar alguma possível causa para os problemas, bem como alterações na tireoide de recém-nascidos e também é muito importante para o acompanhamento do tratamento, já que indica os efeitos das medidas adotadas.

Como o exame TSH é feito?

Para realizar o TSH, uma pequena amostra de sangue é coletada e é necessário um jejum de pelo menos 4 horas.

É importante conversar com um profissional especializado no assunto para saber o melhor horário para o exame, já que a presença do hormônio no organismo sofre alterações durante o dia. Também é preciso informar sobre a utilização de qualquer medicamento, já que eles também podem gerar interferência.

Vale mencionar que existe uma variação desse procedimento chamada de TSH Ultra Sensível, que detecta quantidades mínimas do hormônio no sangue, tão baixas que o método tradicional não seria capaz de identificar.

Os valores podem ter inúmeras interpretações que apenas o médico responsável pelo caso poderá esclarecer. Uma possibilidade, por exemplo, é de que o valor de TSH alto aponte que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e indique hipotireoidismo.

Qual a diferença entre o exame TSH e o T4 Livre?

Apesar de tanto o exame TSH quanto o T4 Livre serem relacionados à tireoide, cada um tem seu próprio objetivo.

Como mencionamos anteriormente, o TSH é indicado para identificar hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Já o T4 Livre é utilizado para avaliar a quantidade do hormônio T4, tanto a Total quanto a Livre (não ligada à proteínas). O T4 Livre pode ser recomendado como um exame complementar ao TSH para que o especialista consiga ter uma perspectiva mais ampla da situação.

Os valores de referência podem variar de acordo com a metodologia utilizada, por isso você deve procurar um laboratório que aja com clareza e seja capaz de te explicar todos os detalhes do processo. Lembre-se de que nenhuma decisão deve ser tomada sem a orientação do seu médico de confiança!

Para qualquer dúvida, você pode nos enviar uma mensagem no WhatsApp. E não esqueça de nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde!