Notícias - Entenda como é feito o tratamento em casos leves de Covid-19!

Entenda como é feito o tratamento em casos leves de Covid-19!

Postado em 12/06/21
Entenda como é feito o tratamento em casos leves de Covid-19!

Os estudos realizados durante a pandemia do novo coronavírus permitiram que alguns avanços acontecessem no tratamento em casos leves de Covid-19, mas ainda não há uma cura definitiva para a doença.

Entretanto, 80% dos infectados têm casos leves e conseguem se recuperar graças à atuação do próprio sistema imunológico, sem a necessidade de internação.

O tratamento recomendado é muito parecido com o de outras infecções respiratórias virais. O médico prescreve medicamentos para alívio dos sintomas, como antitérmicos e analgésicos, além de repouso e ingestão de líquidos. A Anvisa também já aprovou o uso emergencial do Regn-CoV2, um coquetel de anticorpos utilizado nos casos classificados como leve a moderado.

É comum que o tratamento em casos leves de Covid-19 seja feito em casa, após avaliação médica.

Felizmente, os avanços científicos já têm gerado resultados. A taxa de recuperados está aumentando enquanto a de mortes diminui, como demonstrado pelo gráfico abaixo:

tratamento covid casos leves

Imagem: Revista Veja - Abril | Reprodução

O avanço da vacinação também merece destaque, já que é a principal medida de combate atual. É possível acompanhar o mapa da vacinação de forma online. Não se esqueça de conferir nosso artigo sobre a relação entre vacinação e imunização para entender melhor a importância dessa ferramenta da saúde!

Cuidados a serem tomados durante o tratamento em casos leves de Covid-19!

Além da medicação para controle dos sintomas, repouso e hidratação, é importante tomar cuidados relacionados à transmissão da doença para outras pessoas, como:

  • Manter o distanciamento social;

  • Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;

  • Utilizar a máscara de forma adequada;

  • Lavar as mãos com água e sabão regularmente;

  • Evitar a partilha de objetos;

  • Desinfectar maçanetas, banheiros e qualquer outro objeto ou local utilizado por outras pessoas;

  • Colocar todo o lixo produzido em uma sacola separada e descartar da forma devida;

  • Lavagem de roupa com a água em temperaturas altas (60º durante 30 minutos, ou entre 80-90ºC, durante 10 minutos). Caso não seja possível, é recomendado usar produtos desinfetantes na própria roupa.

Por que médicos recomendam atendimento precoce ao invés de “tratamento precoce”?

Apesar de o termo “tratamento precoce” não ser incomum na medicina, no caso da Covid-19 no Brasil, ele acabou sendo politizado. Isso também se deve ao fato de que não há tratamento farmacológico eficaz para os casos leves de Covid-19, apenas para alívio dos sintomas, como mencionamos anteriormente.

Logo, o procedimento que a equipe médica pode realizar é o atendimento rápido para acompanhar o caso desde seu estágio precoce e fazer o que estiver ao alcance para que ele não evolua para um quadro mais grave.

A cada minuto, a ciência aprende mais sobre o Sars-CoV-2 e a Covid-19, então os tratamentos devem continuar avançando. O importante é buscar orientação médica ao menor sinal da doença e continuar seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. O monitoramento é muito indicado para quem continua apresentando sintomas após o tratamento.

Para qualquer dúvida sobre exames relacionados à Covid-19, basta nos chamar no WhatsApp, pois nossa equipe está de prontidão para atendê-lo. Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram, pois o mantemos sempre atualizado com informações muito relevantes para sua saúde!