Descubra o que é bronquite crônica!
Postado em 02/07/21O que é bronquite cronica? A bronquite é um distúrbio caracterizado pela inflamação dos canais responsáveis pela condução do ar inalados até nossos alvéolos pulmonares. Esses canais são chamados de brônquios.
A inflamação ocorre quando pequenos cílios que revestem a parte interna dos brônquios param de eliminar um muco que atua como revestimento do aparelho respiratório, o que gera um acúmulo da substância e causa a tosse, que é o principal sintoma dessa condição.
A bronquite, assim como outras inflamações, pode ser classificada como aguda ou crônica. Neste texto, você entenderá a diferença entre as duas e o que caracteriza a bronquite crônica!
Qual é a diferença entre bronquite crônica e aguda?
Assim como outras inflamações, a classificação da bronquite se dá de acordo com sua duração. Os tipos de bronquite são:
-
Bronquite Aguda: dura de alguns dias a poucas semanas. Além de mais curtas, também costumam ser mais sazonais;
-
Bronquite Crônica: é uma condição que dura, pelo menos, 3 meses do ano durante dois anos consecutivos.
Normalmente, as causas da bronquite aguda são infecções bacterianas ou virais e são mais comuns no inverno. Já no caso da bronquite crônica, a causa mais comum é o tabagismo, mas a inalação frequente de gases tóxicos ou contato com a poluição também podem desencadeá-la.
Em alguns casos, a bronquite crônica pode incluir obstrução do fluxo aéreo (bronquite obstrutiva crônica), o que a envolve no quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é a limitação do fluxo de ar provocada por resposta a ações inflamatórias.O grupo também inclui o enfisema pulmonar. A DPOC é considerada a quarta principal causa de mortes no Brasil e é responsável por cerca de 37.686 vítimas anuais.
Os principais sintomas de bronquite crônica são:
-
Tosse com muco;
-
Dificuldade para respirar;
-
Cansaço;
-
Síbio (chiado no peito ao respirar)
-
Inchaço dos membros inferiores;
-
Lábios e unhas em tom roxo;
Entre outros.
O diagnóstico deve ser realizado por um médico especializado. Geralmente, os exames mais solicitados são um teste físico, uma prova de função pulmonar (chamada de espirometria) e tomografia ou radiografia do tórax.
Prevenção e tratamento para bronquite crônica
Por ser um distúrbio que não possui cura, o tratamento da bronquite crônica é focado em amenizar os sintomas e impedir a piora do quadro. Medicamentos inaláveis para reduzir a inflamação e abrir as vias aéreas podem ser receitados pelo médico. Também existem opções de medicamentos que agem dissolvendo a mucosa das vias aéreas.
A reabilitação pulmonar, que consiste em exercícios para pessoas com problemas pulmonares, também tem sido uma boa alternativa, pois auxilia na aptidão física e trabalha com técnicas eficazes para respiração e limpeza do muco.
A melhor forma de prevenir a bronquite crônica é evitar o contato com os agentes que a causam. A utilização de equipamento de proteção adequado em trabalhos que lidam com gases tóxicos e/ou produtos químicos é um dos exemplos de medida a ser tomada. Não fumar ou não ficar perto de quem está fumando para não inalar a fumaça (fumante passivo) também é muito importante para evitar a inflamação.
Por fim, manter as visitas ao médico em dia são a melhor opção para a saúde em qualquer situação, já que o diagnóstico precoce de qualquer distúrbio eleva as chances de garantir resultados positivos no tratamento.
Para mais informações interessantes como essa, nos acompanhe no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.
Você também pode gostar de outros artigos de nosso blog: