Entenda como funciona o tratamento para pneumonia!
Postado em 13/08/21A pneumonia é uma infecção aguda das vias aéreas e dos pulmões que pode ser causada por diferentes agentes, como vírus, bactérias, fungos e outros mais.
Seus sintomas podem incluir tosse com ou sem catarro, dor no peito, falta de ar, febre, dor de cabeça e no corpo, mal-estar e falta de apetite. Em alguns casos, também pode acometer as membranas que envolvem os pulmões (pleuras), ocasionando um acúmulo entre suas cavidades e provocando um derrame pleural - o que pode causar desconforto, falta de ar e dor torácica.
Falar sobre essa doença e as formas de combatê-la é fundamental, uma vez que é a principal causa de morte de crianças no país. Neste texto, você entenderá como funciona o tratamento para pneumonia. Confira!
Como funciona o tratamento para pneumonia?
O primeiro passo para tratar qualquer distúrbio é procurar um médico e seguir todas as orientações oferecidas por ele. Apenas esse profissional é capaz de analisar, diagnosticar e direcionar a situação para que o tratamento seja feito de forma adequada.
Durante o processo de diagnóstico, um raio-x do tórax pode ser solicitado para identificar o princípio de pneumonia. Um exame de catarro pode ser a opção para analisar se sua origem é viral, bacteriana ou fúngica, para então começar o tratamento adequado.
A partir da identificação do agente que causou a infecção, começa o tratamento para pneumonia. Em casos de pneumonia bacteriana, antibióticos são indicados. Para aquelas causadas por fungos, os antifúngicos entram em cena, e assim por diante.
A utilização de anti-inflamatórios, bem como de medicamentos e estratégias que aliviam os sintomas, também é bastante comum. Em casos mais críticos, aparelhos que auxiliam a respiração e fisioterapia respiratória são opções para as quais o médico pode recorrer.
Complicações e prevenção a pneumonia
Em casos em que o tratamento para pneumonia não é realizado, o agente nocivo pode entrar em contato com a corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada.
Isso pode ocasionar um quadro de sepse, que é a principal preocupação em infecções por pneumonia. Quando a sepse ocorre, substâncias químicas liberadas para combater a infecção acabam desencadeando uma inflamação por todo o corpo e podem causar uma série de danos aos órgãos, o que pode levá-los a falhar e até mesmo causar a morte do indivíduo infectado.
Para prevenir a pneumonia, a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é fundamental. Evitar o abuso de substâncias como álcool e tabaco também é altamente recomendado. As vacinas contra agentes causadores de pneumonia, como a da Covid-19 e o imunizante de gripe também auxiliam a fortalecer o corpo contra possíveis infecções.
Pessoas que possuem uma doença autoimune, como a AIDS, ou que tenham doença pulmonar obstrutiva, como asma ou enfisema, fazem parte do grupo de risco e precisam ter cuidado redobrado.
Confira abaixo um vídeo preparado pela equipe do Dr. Drauzio Varella que responde 5 perguntas comuns sobre a pneumonia:
Para qualquer outra dúvida sobre o assunto, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde!