Testei positivo, e agora?
Postado em 18/05/20Diante de um resultado positivo e do cenário atual não tem como não bater aquele medo e preocupação de como deve-se agir durante e depois da doença. A primeira coisa que você deve ter em mente é que, mesmo sem sintomas, é necessário tomar as devidas precauções.
Qual teste você realizou?
Atualmente o RT-PCR, o teste molecular, é padrão ouro para diagnosticar a COVID-19. A recomendação é que ele seja feito entre o terceiro e décimo dia do aparecimento dos sintomas. O segundo tipo de exame é o sorológico, que verifica a resposta imunológica do organismo em relação ao vírus, sendo recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas.
Como funciona o isolamento social?
O primeiro passo é fazer o isolamento social, que dura 14 dias. Se você já apresenta sintomas, mas seu resultado ainda não ficou pronto, também já é indicado esse isolamento. Avise pessoas próximas que tiverem contato com você nos últimos dias e se você mora com mais alguém essas pessoas também devem ficar atentas ao surgimento de sintomas.
Como deve ser a higienização?
Se você mora com outras pessoas, os cuidados com a higienização devem ser redobrados. O indicado é que se isole em um cômodo, use um banheiro separado e não cozinhe. Mas se não for possível, higienize com álcool ou água sanitária as superfícies ao usar o banheiro, lave as mãos várias vezes ao dia, higienize a casa diariamente (não se esqueça de superfícies como maçanetas, filtro de água, interruptor), mantenha janelas abertas para circulação de ar e use a máscara ao cozinhar. É preciso separar utensílios como copos, talhares, pratos e toalhas, além de manter sempre a distância de um metro do outro morador. O lixo também precisa ser higienizado antes do descarte.
Como deve ser minha rotina?
Procure ficar mais em repouso, beber muita água, se alimentar bem, medir sua temperatura periodicamente, observar como está sua respiração e a evolução dos sintomas. Cuide também do seu emocional, tente relaxar, ver algum filme que você gosta, meditar, ter bons pensamentos!
Quando devo procurar um médico?
À princípio se você tem sintomas leves pode ficar em casa e ir se monitorando. Porém se esses sintomas forem piorando e você sentir alguma dificuldade de respirar é hora de procurar um hospital.
Já me recuperei e agora, posso voltar a minha vida normal?
Por ser uma doença muito nova, não há estudos que comprovem a presença de imunidade ou a chance de reinfecção em indivíduos previamente infectados. Depois da doença você pode ou não ter desenvolvido resposta imunológica, o que pode ser identificado no exame de sorologia. O exame de sorologia quando positivo deve ser interpretado como exposição ao vírus e não necessariamente imunidade.
O indivúdos recuperado, em tese, não transmite mais a doença, mas seus objetos podem estar contaminados, por exemplo. Por isso, por enquanto a recomendação é para manter os mesmos cuidados de antes (uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos).
Devo ir ao médico depois de me recuperar?
Algumas pessoas apresentam sequelas depois da doença como alterações no pulmão, dores de cabeça, ausência de olfato/paladar. Se você tiver a oportunidade de se consultar com um médico, ele poderá avaliar seu caso e solicitar os devidos exames.
Como posso ajudar?
Depois de recuperado você poderá se tornar um doador de plasma, e ajudar a salvar muitos doentes.
Para ser um doador, você precisa:
- ter sido testado positivo para a COVID-19
- ter entre 18 e 50 anos de idade
- pesar mais do que 55 quilos
- estar sem sintomas por, pelo menos, 14 dias após recuperação plena da doença
- não ter tido nenhuma das seguintes doenças: sífilis, chagas, malária, hepatite B, hepatite C, HIV e vírus HTLV
- cumprir as regras gerais para doação