Saiba como é feita a Ultrassonografia com Translucência Nucal!
Postado em 17/09/21A translucência nucal é um tipo de exame feito durante a ultrassonografia que avalia a região da nuca do feto para medir a quantidade de líquido e estimar o risco de desenvolvimento de algumas condições, como Síndrome de Down e cardiopatias congênitas.
A ultrassonografia com translucência nucal é um exame de rotina durante a gestação, assim como outros tipos de ultrassom, como o morfológico e o endovaginal. É comum que seja solicitado ainda no primeiro trimestre da gravidez, entre a 11ª e 14ª semana.
Neste texto, você entenderá melhor como esse exame é feito. O nosso laboratório em Goiania realiza diferentes tipos de exame!
Como a ultrassonografia com translucência nucal é feita?
Durante a ultrassonografia com translucência nucal, o profissional utilizará as imagens criadas pelo ultrassom para avaliar a quantidade e tamanho do líquido na região da nuca do feto, e assim obterá uma medida em milímetros. Considera-se como risco aumentado os casos em que o resultado é igual ou superior a 2,5 mm.
Imagem: Jeffrey S. Dungan, MD | Ultrassonografia mostrando aumento da translucência nucal em um feto com 10 semanas | Reprodução
Apesar de indicar maior risco, lidar com um exame com valor acima do de referência não significa, necessariamente, que o bebê sofrerá alguma alteração. Assim, o médico responsável pelo caso poderá solicitar outros exames para analisar melhor a situação. A idade da mãe e o histórico familiar também são fatores importantes para se considerar nesse momento.
Além de apontar condições cromossômicas ou herdadas, ultrassonografia com translucência nucal também pode auxiliar na detecção de:
-
Alterações do tubo neural;
-
Defeitos da parede abdominal;
-
Anormalidades nos membros;
-
Cardiopatias congênitas.
Na maior parte das vezes, o exame pode ser feito por via abdominal, mas, em casos em que a posição do bebê dificulta a realização, a transvaginal pode se fazer necessária.
Para entender melhor como funciona a ultrassonografia com translucência nucal, você pode conferir o vídeo abaixo que uma mãe postou da sua experiência em seu canal no YouTube:
Vale mencionar que pouca preparação é necessária para a ultrassonografia com translucência nucal. É necessário ter algum líquido na bexiga para que a área abdominal seja vista de forma clara no exame, mas não é preciso deixá-la desconfortavelmente cheia. Também é indicado utilizar uma roupa confortável, que facilite o acesso à área abdominal.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre translucência nucal ou ultrassonografia, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde!