Outubro Rosa: conheça 5 dicas para prevenir o câncer de mama!
Postado em 01/10/21Outubro é um mês muito especial para a saúde por ser marcado por uma campanha importantíssima: o Outubro Rosa.
A campanha, que busca forças na população e entidades privadas e é apoiada por diversos órgãos governamentais e instituições da saúde, foca em divulgar informações sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame.
Para contribuir com a causa, listamos 5 dicas valiosas para prevenir o câncer de mama. Confira!
Como prevenir o Cancer de Mama?
A importância do autoexame é um dos principais assuntos da campanha. Para realizá-lo, basta seguir alguns passos simples:
Em frente ao espelho
-
Posicionar-se despida em frente a um espelho;
-
Observe os dois seios. Na primeira vez, com os braços caídos;
-
Em seguida, coloque as mãos na cintura fazendo força;
-
Posteriormente, coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
-
Por fim, pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Deitada
-
Deite-se na cama, coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo e leve a mão esquerda para trás da cabeça;
-
Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
-
Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
-
Em seguida, apalpe as axilas;
-
Repita o procedimento para a outra mama.
Em pé (pode ser durante o banho)
-
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
-
Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
-
Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Lembre-se de usar a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
-
Sinta a mama;
-
Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
-
Repita os movimentos na outra mama.
Ainda tem dúvidas sobre como realizar o autoexame? Então confira o vídeo abaixo, produzido pelo pessoal da BCC News Brasil:
Faça a mamografia e outros exames orientados pelo seu médico
Apesar de ajudar bastante, o autoexame não substitui a visita a um médico. A mamografia regular e o ultrassom das mamas são grandes aliados na luta pela prevenção do câncer de mama.
A frequência exata será orientada pelo seu médico, já que cada pessoa possui suas próprias características e peculiaridades. Entretanto, normalmente indica-se que mulheres com idade entre 50 a 69 anos façam mamografia sempre a cada dois anos.
Pratique atividade física
Segundo um artigo publicado pela revista Nature, mais de duas mil mortes por câncer de mama poderiam ter sido evitadas no Brasil, em 2015, se as pacientes realizassem ao menos uma caminhada de 30 minutos por dia.
Isso se deve ao fato de que as atividades físicas mantêm a concentração de estrogênio em níveis mais adequados, o que diminui o risco da doença. Além disso, uma vida ativa diminui a produção de leptina, outra substância liberada no corpo e que, em largas doses, pode ser associada ao câncer na pós-menopausa.
Tome um banho de sol e mantenha uma alimentação balanceada
Manter uma boa alimentação também auxilia na prevenção. A gordura saturada está associada ao desenvolvimento de câncer de mama. Por outro lado, a vitamina D, presente em alimentos como salmão selvagem e sardinha, é um proto-hormônio que pode combater o crescimento do câncer.
Outra boa fonte de vitamina D são os banhos de sol, que podem durar cerca de 10 minutos. É importante tomar alguns cuidados para aproveitá-lo, como a utilização de protetor solar e escolha do período (deve acontecer antes das 10 horas ou depois das 16 horas).
Amamente
As mamães em fase de amamentação não devem abrir mão dessa oportunidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma mulher que amamenta durante um ano tem 4,3% menos chances de desenvolver tumores na região mamária, o que diminui o risco de câncer de mama.
Isso porque a produção do leite materno também controla a produção de estrogênio, o que diminui as chances do organismo multiplicar células. Vale mencionar que, além do câncer de mama, a amamentação também ajuda a prevenir problemas como pressão alta, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.