Jejum antes do exame de sangue: 5 coisas que você precisa saber!
Postado em 14/11/21Os exames de sangue são um recurso importantíssimo para a medicina e demais áreas da saúde, pois oferecem um panorama que auxilia bastante na realização do diagnóstico.
Através da coleta de sangue, vários fatores podem ser analisados, mas, para que o processo seja feito de forma eficiente, algumas orientações, que variam de acordo com o exame específico, precisam ser seguidas. Entre elas, o jejum antes do exame de sangue é um dos que mais levanta dúvidas, por isso trouxemos 5 coisas que você precisa saber sobre ele!
1 - O jejum total não é obrigatório para a maioria dos exames.
Apesar de muita gente acreditar que qualquer exame de sangue exige um jejum de 12 horas, a verdade é que os pré-requisitos variam entre 3, 4 e 8 horas, além daqueles que nem mesmo requerem jejum. Para exemplificar, confira o tempo mínimo para alguns dos principais exames de sangue:
Sem Jejum:
-
T3, T4 e T4 Livre;
-
Colesterol total e frações;
-
Triglicérides (TG);
-
Estradiol (E2);
-
Tireoide, Anticorpos (AATIRO).
-
Hemograma (HT);
-
Coagulograma (COAG);
-
Hormônio Tireoestimulante (TSH);
-
Ácido Úrico (ACUR);
-
Ferritina (FERRIT).
Jejum mínimo de 4 horas:
-
Paratormônio (molécula intacta);
-
Soro (HPTH);
-
Cálcio Ionizado;
Jejum Mínimo de 8 Horas:
-
Glicose.
2 - É permitido beber água durante o jejum para exame de sangue.
Água pura pode ser consumida durante o jejum sim, mas com moderação. Em excesso, pode acabar interferindo nos resultados, especialmente se algum exame de urina também for solicitado junto com o de sangue, por isso o recomendado é beber apenas o suficiente para matar a sede.
Vale mencionar que outros produtos, como chá ou café (mesmo sem açúcar), não podem ser ingeridos durante o jejum.
3 - Álcool e cigarro não podem ser consumidos durante o preparo para exame de sangue.
Bebidas alcoólicas alteram o funcionamento dos órgãos do corpo, por isso seu consumo deve ser interrompido 72 horas antes do exame, pelo menos. Já o cigarro pode interferir no resultado de alguns exames, como o de glicose, por isso deve ser evitado por, pelo menos, 24 horas antes da realização do exame.
4 - Não é recomendado alterar a alimentação durante a semana de realização do exame.
Algumas pessoas acreditam que nos dias precedentes ao jejum e exame de sangue, a alimentação deve ser mais balanceada. Entretanto, essa ação muda o organismo e faz com que os testes apontem um resultado diferente da verdadeira realidade do indivíduo. A recomendação é justamente o contrário: mantenha sua alimentação do mesmo jeito que é em sua rotina normal.
5 - Bebês em período de amamentação não precisam fazer jejum.
Bebês que se alimentam apenas de leite materno e ainda não consomem outros tipos de alimentos não precisam fazer jejum antes do exame de sangue. Caso já consumam outros alimentos, é preciso pedir orientação ao médico responsável.
Aliás, vale reforçar que a orientação médica sempre é a palavra final. Então, se o especialista em questão pedir que você não se alimente antes de um exame que não exige jejum ou vice-versa, siga exatamente o que foi dito por ele.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.