Conheça os principais hormônios masculinos!
Postado em 19/11/21Hormônios são substâncias produzidas por glândulas endócrinas e que são responsáveis pelas mais variadas funções no organismo. São associados tanto a respostas fisiológicas,quanto morfológicas e bioquímicas. Os hormônios masculinos, mais especificamente, são produzidos nos testículos, e o principal deles é a testosterona.
Quais as funções dos hormônios masculinos?
Os hormônios são responsáveis por controlar os processos reprodutivos, determinar as características que diferenciam os homens das mulheres e induzir a produção de gametas e impulsos sexuais. No caso dos homens, as mudanças fisiológicas e psicológicas acontecem por volta dos 13 anos de idade.
Isso acontece pela atuação de dois hormônios, que também causam mudanças no organismo feminino: o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), que são produzidos pela adeno-hipófise para estimular e promover o funcionamento dos testículos e ovários.
No organismo do homem, o FSH auxilia a regular a produção de espermatozóides, enquanto o LH estimula a célula de Leydig, o que possibilita a liberação de testosterona, além de também contribuir com a atuação do FSH.
A testosterona é um hormônio produzido ainda na fase embrionária e é justamente sua presença nessa fase que determina o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e descida dos testículos para a bolsa escrotal.
Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos, como testículos e próstata, além de também promover características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento de pelos e cabelos corporais.
Vale mencionar que a testosterona também está presente no corpo feminino e contribui para o ciclo menstrual, apesar de ser encontrada em uma quantidade muito menor que no sistema masculino.
Riscos associados ao desequilíbrio hormonal masculinos
Quando os níveis de produção hormonal não estão adequados, o organismo é capaz de sentir o impacto. A baixa produção de LH pode causar uma reação em cadeia, já que isso teria como possível consequência uma diminuição dos níveis de testosterona. O déficit de testosterona pode causar sintomas como:
-
Disfunção erétil;,
-
Falta de interesse sexual;
-
Mudança do humor;
-
Menor atividade intelectual;
-
Dificuldade de concentração;
-
Irritabilidade;
-
Problemas de memória;
-
Desorientação espacial.
Níveis anormalmente altos do hormônio masculino, geralmente causados pelo uso de determinadas substâncias, também podem representar um risco à saúde. Entre os sintomas, destacam-se o aparecimento de acne, calvície, comportamento agressivo, infertilidade, crescimento da próstata, pressão alta e aumento dos riscos de ataque cardíaco.
Já o desequilíbrio de FSH tem como principal característica a infertilidade, já que ele está diretamente relacionado à produção de espermatozoides.
Por isso, é muito importante ficar de olho nos seus níveis de FSH, LH e testosterona total ou livre. Ao perceber que os números se distanciam muito dos valores de referência ou sentir qualquer um dos sintomas listados, você deve procurar orientação médica imediatamente!
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.