Dezembro Vermelho: respondemos as 5 principais dúvidas sobre a AIDS!

Dezembro Vermelho: respondemos as 5 principais dúvidas sobre a AIDS!

Postado em 03/12/21
Dezembro Vermelho: respondemos as 5 principais dúvidas sobre a AIDS!

O diagnóstico precoce e a rápida inicialização do tratamento são os principais aliados de quem precisa conviver com a AIDS. Pensando nisso e na necessidade de disseminar informações sobre os métodos de prevenção, nasceu a campanha Dezembro Vermelho, que busca combater o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

É graças a essa e outras campanhas que o Brasil tem registrado queda no número de infectados por AIDS desde 2012. Para contribuir com elas, levantamos algumas das principais dúvidas sobre a doença e responderemos a seguir. Confira!

Qual é a diferença entre AIDS e HIV?

Por serem termos sempre utilizados juntos, é comum que se imagine que são sinônimos. Entretanto, enquanto AIDS é o nome da doença que ataca os linfócitos T CD4+, HIV é o nome do vírus que a causa ao se multiplicar no sistema.

Ter o HIV não é o mesmo que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Entretanto, eles ainda podem contaminar outras pessoas com o vírus, daí a importância dos check-ups periódicos.

O que significam as siglas?

A sigla representa o nome em inglês da infecção: Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). HIV também se refere ao nome em inglês do retrovírus: Human Immunodeficiency Virus (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Vale mencionar que imunodeficiências são um grupo de doenças que afeta o sistema imunológico e compromete sua capacidade de defender o corpo de forma adequada - uma das principais características da AIDS.

O vírus pode ser transmitido por relação sexual mesmo se não houver ejaculação?

O líquido pré-ejaculatório, que é liberado antes da ejaculação, pode conter um pouco de sêmen. Assim, o contato com o pênis pode transmitir a infecção, mesmo que não exista a ejaculação ou mesmo a penetração.

Uma empresa pode me obrigar a fazer um teste de HIV para admissão ou demitir um funcionário por ser soropositivo?

Empresas não podem obrigar um funcionário a fazer teste para HIV, deixar de contratar alguém por ser soropositivo ou demitir um funcionário por esse motivo. A demissão pode gerar ação trabalhista e, caso seja feita de forma que cause constrangimento ao soropositivo, pode causar uma ação por danos morais.

Você pode saber mais sobre os direitos das pessoas que convivem com o HIV através do site do Ministério da Saúde.

O que é janela imunológica?

A janela imunológica é um período de tempo entre a infecção pelo HIV e a produção de anticorpos por parte do organismo em uma quantidade suficiente para serem detectados pelos testes.

Esse período pode variar de acordo com cada indivíduo, mas, na maioria dos casos, a duração é de 30 dias. Quando um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante a janela imunológica, há o risco de gerar um resultado não reagente, mesmo que a pessoa esteja infectada, por isso é indicado o retorno posterior para nova coleta.

Agora que você conhece mais informações sobre a AIDS, ajude a disseminar este conhecimento entre as pessoas que ama. É importante manter os cuidados sempre em dia para prevenir a infecção por HIV e outras ISTs. Os check-ups periódicos também são indispensáveis, pois possibilitam o diagnóstico precoce e o controle da doença.

Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.

E se quiser saber mais sobre a AIDS, incluindo sintomas, tratamento e formas de prevenir, confira nosso artigo “Entenda quais são os sintomas e tratamento da AIDS!