Sexagem Fetal
Postado em 25/05/20Poucas coisas deixam os futuros papais tão ansiosos como a dúvida sobre qual o sexo do bebê. Antigamente só era possível saber se a gestação era de menina ou menino na hora do parto, mas para nossa sorte a ciência possibilita essa descoberta de uma maneira super simples com uma grande chance de acerto e bem mais cedo do que em uma ultrassonografia!
O que é a sexagem fetal?
Tudo começou com a constatação da existência do DNA fetal em 1997. Esta descoberta tornou possível a pesquisa da presença do cromossomo Y no plasma materno, capaz de indicar o sexo do bebê. Atualmente é um exame buscado por cada vez mais mães, sendo seguro, confiável não-invasivo e com taxas de acerto de 99%.
Quando posso fazer a sexagem fetal?
A quantidade de DNA fetal aumenta progressivamente durante a gravidez, sendo a sexagem recomendada a partir da oitava semana de gestação. Sabe-se que a concentração de material genético atinge seu máximo na décima primeira semana de gestação.
Como saber o sexo? E se for gêmeos?
O exame é capaz de detectar a presença ou ausência da região SRY, que é uma região presente apenas no cromossomo y ( característico de indivíduos do sexo biológico masculino).
Para grávidas de gemêos, o exame pode ser feito normalmente, mas há o risco de obter o resultado parcial.
Por exemplo, havendo a presença do cromossomo Y, sabe-se que há ao menos um feto é do sexo masculino, mas não é possível dizer se são os dois ou apenas um. Já na ausência do cromossomo Y, pode-se determinar que os dois bebês são do sexo feminino.
Como é a coleta?
É feito um exame de sangue comum, não é preciso nenhum preparo, jejum, ou pedido médico. A única observação é caso a gestante tenha feito transfusão de sangue recentemente, é recomendado que se espere mais ou menos um mês para que as células se renovem. Já que se por acaso a doação seja originada de um homem, pode haver a presença do cromossomo Y no sangue da gestante, resultando um falso masculino no laudo.
Para saber valores e prazo do resultado entre em contato com nossa Central de Atendimento: 62 3588 3056.
Palavras chaves: Sexagem fetal, DNA, cromossomo y, masculino, feminino, bebê, DNA fetal,
materno, gestação.