5 cuidados com a saúde que todo homem precisa adotar!
Postado em 18/02/22Saúde do homem é um assunto que precisa ser reforçado rotineiramente, uma vez que os números mostram que esse público não tem dado tanta atenção ao tema. Para se ter uma ideia, os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres.
Além da violência e dos acidentes de trânsito, outros grandes responsáveis pelas mortes prematuras são as doenças cardiovasculares, distúrbios da próstata e infartos.
Um estilo de vida mais saudável pode ajudar a mudar esse quadro. É por isso que listamos aqui 5 cuidados com a saúde que todo homem precisa adotar!
1 - Visite um urologista
Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca foram a um urologista. Essa falta de visitas ao profissional dificulta o diagnóstico do câncer de próstata e outros distúrbios, que teriam maior chance de recuperação se fossem detectados prematuramente.
Homens com mais de 40 anos, especialmente os que têm histórico de casos na família ou lidam com a obesidade, precisam visitar o médico regularmente.
2 - Controle o estresse
Estresse é o 4° maior fator de risco para infarto no país. As reações bioquímicas que ocorrem nesses momentos de tensão ativam a produção de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que se espalham pelas células do corpo rapidamente e podem causar danos ao organismo.
O estresse pode ser agudo ou crônico e ter influência em sintomas como dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, depressão, ansiedade, ganho ou perda de peso, problemas no coração, pressão alta, diabetes, e muitos outros. Por isso, ao perceber que o seu está fugindo de controle, procure ações para aliviá-lo, como passar um tempo de qualidade com quem ama, ter boas noites de sono, meditar ou buscar ajuda profissional.
3 - Cuidado com o acúmulo de gordura
A obesidade desencadeia reações inflamatórias que prejudicam os vasos sanguíneos. É fator de risco para muitas doenças, incluindo as cardiovasculares, diabetes e câncer.
Alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas são formas de manter o peso dentro da faixa adequada, além de contribuírem de outras formas para a saúde e bem-estar.
4 - Cuide da saúde íntima
A saúde da região genital não pode ser negligenciada. A falta de higiene pode acumular bactérias na região, gerando assim um processo inflamatório no local que pode resultar em um quadro de câncer peniano.
A vida sexual também requer atenção. O uso de camisinha para evitar o contágio com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é indispensável. A disfunção erétil pode ser um sinal de doença crônica ou problema psicológico, por isso, ao acontecer de forma frequente, vale reforçar a primeira dica deste texto: visite seu urologista.
Conhecer bem seu organismo, incluindo a função dos seus hormônios, ajuda a compreender quando algo está fora do normal e há urgência em buscar um médico.
5 - Faça exames de check-up periodicamente
Os exames oferecem uma perspectiva do seu organismo que não é possível conseguir apenas observando, por isso o recomendado é realizá-los com frequência. Para saber quais são prioridade para você, é importante consultar seu médico.
Em nosso laboratório, oferecemos alguns pacotes que podem ajudar nesse momento:
Além dessas dicas, vale lembrar que abandonar hábitos prejudiciais, como o consumo de álcool e tabaco, também é imprescindível.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.