Conheça os principais vírus que atacam o sistema respiratório!
Postado em 25/02/22Infecções virais que afetam o trato respiratório superior ou inferior têm muito em comum. Manifestam sintomas parecidos, possuem alto poder de contaminação e probabilidade de serem mais graves em idosos e lactentes.
Apesar das semelhanças, os graus de gravidade são uma diferença considerável. As infecções causadas por vírus respiratórios podem ir de resfriados leves a pneumonias fulminantes.
Os distúrbios causados por esses agentes podem ser resultado direto de uma infecção, ou indireto, causado pela acentuação de condições cardiopulmonares subjacentes ou superinfecção bacteriana de pulmões, seios paranasais ou orelha média.
Para te ajudar a entender melhor este assunto, listamos neste texto os principais vírus que atacam o sistema respiratório e os riscos que representam. Confira a seguir!
Coronavírus
Coronavírus é uma família viral que recebe esse nome em decorrência da sua forma vista em microscópio, que remete a uma coroa.
Apesar de ter recebido mais destaque recentemente por casa de um membro mais novo da família, o SARS-CoV-2, que provocou a pandemia da covid-19, a família já é estudada desde a década de 60 e a maioria das pessoas será infectada por algum vírus desse grupo em algum momento da vida.
Os coronavírus mais comuns em seres humanos são o Alpha coronavírus 229E, NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Influenza
Os vírus da influenza são os causadores de gripes. São classificados como tipo A, B e C, por suas nucleoproteínas e proteínas matrizes. Entre os mais conhecidos da família, estão os vírus A, A subtipo H3N2, A subtipo H1N1 e B. A infecção pelo vírus da influenza tipo C não provoca doença típica de influenza.
É uma infecção que pode ser propagada de diversas formas, mas também pode ser parcialmente evitada com vacina, que deve ser administrada anualmente. Mortalidade é possível durante epidemias, em particular entre pacientes de alto risco.
Rinovírus
Os rinovírus são os maiores causadores de resfriados comuns. São disseminados eficientemente por meio do contato direto entre pessoas, embora isso também possa ocorrer por aerossóis de partículas grandes.
Os resfriados estão entre os principais facilitadores para doenças mais graves, como pneumonias, por isso é importante tratá-los com atenção. Como existem mais de 160 tipos de rinovírus capazes de afetar humanos, é possível pegar resfriados diversas vezes durante a vida.
Vírus Sincicial Respiratório (subtipo A e subtipo B)
O Vírus Sincicial Respiratório (VCR)é um dos principais responsáveis por infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. É um dos causadores de bronquiolite, que é uma infecção dos brônquios, nos pequenos tubos respiratórios dos pulmões.
Os sintomas são semelhantes aos causados por resfriados e tendem a desaparecer espontaneamente em alguns dias. Entretanto, não é incomum que complicações mais graves surjam a partir dessa infecção.
Adenovírus
É uma família de vírus que pode causar infecções em diversos órgãos, mas parece ter uma certa predileção pelas vias respiratórias e órgãos do trato digestório, urinário e olhos. Causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivite, bronquite, pneumonia e algumas enfermidades do trato intestinal.
Até o momento, são conhecidos 51 tipos diferentes desse micróbio, divididos em 6 subgrupos (nomeados de A a F). Podem infectar pessoas de qualquer idade, mas crianças costumam ser as mais afetadas por esse grupo.
A semelhança entre os sintomas manifestados por infecções respiratórias podem gerar confusões, por isso é importantíssimo buscar orientação médica ao perceber qualquer sinal de distúrbio. Para ajudar no diagnóstico, oferecemos o Painel Respiratório em nosso laboratório, que pode detectar muitos vírus que atacam esse sistema.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.