Março Lilás: saiba mais sobre o câncer de colo do útero!
Postado em 18/03/22Março é considerado o Mês da Mulher, por isso é o período propício para uma campanha de conscientização sobre um dos tipos de câncer que mais afeta o público feminino: o câncer de colo do útero.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa forma de câncer é a terceira mais frequente entre o público feminino (excluindo os tumores de pele não melanoma), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A campanha Março Lilás surgiu para conscientizar a população sobre os riscos e formas de prevenção desse tipo de câncer, que, segundo estimativas, deve registrar 16.710 novos casos no triênio 2020/2022.
O que é o câncer de colo do útero?
O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrair doenças. Entre esses riscos a que ele está exposto, há a infecção por alguns vírus do tipo Papilomavírus Humano (HPV).
É uma infecção genital muito frequente e que não causa doenças na maioria das vezes. Entretanto, em outras, ela é capaz de causar alterações celulares chamadas de lesões precursoras que, caso não sejam tratadas adequadamente, podem evoluir para o câncer de colo do útero, a terceira forma de câncer não melanoma que mais mata mulheres no país - atrás apenas do câncer de mama e colorretal.
As lesões precursoras e o câncer em estágio inicial não costumam manifestar sintomas, mas são facilmente identificados por exames. Quando a doença evolui e acomete os tecidos próximos, alguns desses sintomas podem ser percebidos:
-
Sangramento vaginal anormal;
-
Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual;
-
Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
-
Sangramento após a menopausa;
-
Sangramento após a relação sexual;
-
Dor durante a relação sexual;
-
Dor na região pélvica.
Em estágios mais avançados, os sinais e sintomas podem incluir:
-
Inchaço das pernas;
-
Problemas ao urinar ou evacuar;
-
Sangue na urina;
-
Massa palpável no colo de útero;
-
Perda de apetite e de peso.
A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de colo do útero. A vacina contra HPV é uma medida preventiva essencial, assim como o exame preventivo (papanicolau). O uso de preservativo também é bastante efetivo contra a infecção por relação sexual. A ultrassom transvaginal também pode ser realizada para identificar a doença em estágio inicial e dar início ao tratamento o mais rápido possível.
Adotar todas essas medidas é um ato de amor consigo mesma. Incentive as mulheres que você conhece a também tomarem esses cuidados!
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.