Saiba o que são as tireoidites!
Postado em 15/04/22Tireoidite é um termo utilizado para designar processos inflamatórios na glândula tireóide, órgão responsável por produzir hormônios importantes para o funcionamento do organismo.
Existem diversos tipos de tireoidites, cada um com suas características e sinais, que podem ir de dor a sintomas básicos de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Quais são os tipos de tireoidite?
O conjunto de doenças inflamatórias da tireoide é muito amplo e variado. Entre elas, destacamos essas como as principais:
Tireoidite Crônica de Hashimoto
É considerada a principal causa de hipotireoidismo permanente. É uma doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos que atacam as células da tireoide e causam a inflamação da glândula.
Tireoidite Granulomatosa Subaguda
Também conhecida como Tireoidite de Quervain, é uma inflamação aguda da tireoide. Frequentemente aparece após uma virose, por isso é considerada infecciosa. Os sintomas incluem dor, febre e hipertireoidismo ou hipotireodismo, a depender da fase da doença.
Tireoidite Pós-Parto
É um tipo de inflamação que pode acometer mulheres dentro do período de 1 ano após o parto. Também possui característica autoimune e pode evoluir para hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Tireoidite Linfocítica Silenciosa
Também chamada de Tireoidite Linfocítica Subaguda, apresenta alterações hormonais, mas não manifesta dor ou outros sintomas gerais de infecção. Possui algumas semelhanças com a tireoidite pós-parto e, inclusive, é mais comum em mulheres que estão em um período de pós-parto entre 12 a 16 semanas.
Tireoidite de Riedel
Uma doença crônica que pode causar fibrose, colangite esclerosante, pseudo-tumor orbitário e envolvimento de parótidas. Com o avanço da doença, essas lesões impedem a tireoide de exercer função de forma adequada, o que pode causar obstrução parcial das vias respiratórias, voz rouca ou estridente (disfonias) e até mesmo hipotireoidismo.
A tireoide está no centro de todo o funcionamento do organismo, uma vez que sua produção de hormônios ajuda a regular o peso, humor, trânsito intestinal e até mesmo os batimentos cardíacos.
Quando esses hormônios são produzidos em excesso, o hipertireoidismo pode ser uma consequência. Já a baixa produção hormonal é chamada de hipotireoidismo. Como vimos, as inflamações da tireoide podem ser as responsáveis por desregular os níveis de produção desses hormônios.
É importantíssimo manter a saúde dessa glândula em dia, por isso visitas regulares ao endócrino são uma excelente ideia. Para monitorá-la, é possível contar com os exames que medem os níveis de Hormônio Tireoestimulante (TSH) e Tiroxina Livre (T4 Livre), que compõem nosso pacote de Check-up da Tireóide.
Para qualquer dúvida sobre este exame, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.