Entenda toda a importância dos seus hormônios tireoidianos!
Postado em 18/09/20Provavelmente você já ouviu falar da tireoide e de alguns problemas causados, por suas disfunções, principalmente relacionados a peso e crescimento, mas talvez ainda não entenda muito bem sua função e dos hormônios produzidos por ela.
A tireóide é uma glândula que possui um formato semelhante ao de uma borboleta e fica localizada na região anterior pescoço, abaixo da laringe, próxima àquela região que conhecemos como pomo de Adão. Sua função é produzir dois hormônios chamados de triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4).
Estes hormônios são muito importantes para o equilíbrio do corpo e é justamente sobre eles que falaremos neste artigo, pois a saúde da tireoide é uma questão muito importante e que ainda levanta muitas dúvidas.
Hormônios tireoidianos: em que parte do corpo eles agem?
Os hormônios da tireoide agem em praticamente todo o corpo e são responsáveis por diversos controles do corpo, tais como:
- Batimentos cardíacos
- Movimentos intestinais
- Capacidade de concentração cerebral
- Age no tônus muscular, ossos e tecido adiposo
- Regulação dos ciclos menstruais, humor e respiração celular
- Controle do armazenamento de iodo e cálcio
Dentre outras funções, estes exemplos demonstram como os hormônios tireoidianos agem como um combustível para o corpo. Eles mantém as engrenagens do seus sistema funcionando direitinho para que você possa viver.
Porém, nem sempre o organismo funciona como deve ser, então é possível que alguns distúrbios relacionados à produção desses hormônios tireoidianos surjam em algumas pessoas. Estas condições são chamadas de hipertireoidismo (quando há um excesso na produção dos hormônios) e hipotireoidismo (quando há baixa produção dos hormônios tireoidianos).
As pessoas afetadas pelo hipertireoidismo podem sentir batimentos cardíacos velozes ou irregulares, agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, perda de peso inesperada, dentre outros sintomas. Já as pessoas atingidas pelo hipotireoidismo, podem ter de lidar com cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular, queda de cabelo, etc.
Vale mencionar que estes distúrbios hormonais da tireoide costumam se manifestar, principalmente, em crianças e adolescentes em fases de crescimento. Aqueles com hipotireoidismo o crescimento sofre atraso, enquanto os que são acometidos pelo hipertireoidismo têm um desenvolvimento acelerado do esqueleto e crescem de forma acelerada.
Distúrbios nos hormônios tireoidianos afetam o crescimento das crianças | Imagem: Bear Fotos | Reprodução
Hormônios tireoidianos: o que pode causar os distúrbios?
Várias são as possíveis causas de disfunção na produção dos hormônios da tireoide. Dentre as mais comuns, há a falta de iodo na alimentação (os sais de cozinha costumam ser iodados justamente para prevenir a deficiência de iodo no organismo) e o bócio, conhecido popularmente como “papo”, e se refere a qualquer crescimento da tireóide, seja de forma difusa (que afeta toda a glândula) ou nodular (que apresenta uma ou mais saliências).
A longo prazo, os distúrbios dos hormônios da tireóide podem causar muitos danos, uma vez que afetam o coração, respiração, podem causar acúmulo de gordura no fígado, dentre outros problemas.
Os distúrbios na produção de hormônios tireoidianos são relativamente comuns. O quadro chega a atingir de 8 a 12% dos brasileiros. O tratamento é feito através de uma medicação que contém o hormônio em forma de comprimido.
Pacientes com sinais da condição devem procurar seu médico de confiança o mais rápido possível e seguir à risca todas as orientações dadas por ele.
O conhecimento é um grande aliado na busca pela saúde, então nos siga no Instagram para continuar tendo acesso a conteúdos como este. É só clicar aqui para conferir as dicas e conteúdos informativos que preparamos com frequência especialmente para você!