5 perguntas e respostas sobre sexagem fetal!

5 perguntas e respostas sobre sexagem fetal!

Postado em 22/04/22
5 perguntas e respostas sobre sexagem fetal!

Descobrir o sexo do bebê é um dos momentos mais esperados durante a gravidez. Para isso, uma das opções possíveis é o exame de sexagem fetal, realizado através da procura pela presença do cromossomo Y no plasma materno.

É comum que muitas dúvidas apareçam durante essa etapa, especialmente entre os pais de primeira viagem, que ainda estão desbravando os mistérios da gestação. Para ajudar a diminuir essa ansiedade e auxiliar no planejamento de quem está passando por essa situação, respondemos 5 perguntas sobre o exame. Confira!

1 - Com quantas semanas posso fazer o exame de sexagem fetal?

Com o avanço da gravidez, a quantidade de DNA fetal presente na circulação aumenta. Durante a décima primeira semana, a concentração de material genético atinge seu máximo. A partir desse ponto, é o período ideal para fazer o teste. Entretanto, já é possível realizá-lo a partir da oitava semana.

2 - Qual a diferença entre sexagem fetal e outros métodos tradicionais?

Existem diversos outros métodos disponíveis para detecção do bebê, todos muito diferentes um do outro, tais como:

  • Ultrassom morfológico: um exame que usa ondas sonoras de alta frequência para gerar uma imagem do feto;

  • Tubérculo Genital Fetal: também é feito por ultrassonografia e analisa a área genital do feto, através de uma inclinação específica para capturar imagens da região;

  • Intelligender: um teste que analisa a urina da mãe e pode ser encontrado em farmácias. Entretanto, sua taxa de confiabilidade não é tão alta.

Já a sexagem fetal é realizada através da coleta de sangue materno e possui uma alta taxa de especificidade. É um método muito diferente dos anteriores.

3 - Como a coleta é feita?

Para realizar a sexagem fetal, um exame de coleta de sangue simples é feito. Não é necessário nenhum tipo de jejum, preparo ou pedido médico. O laboratório utiliza o sangue coletado para buscar pela presença do cromossomo Y, pois, caso haja traços dele na corrente da mãe, significa que o feto provavelmente é um menino. Já quando o cromossomo não é encontrado, a possibilidade maior é de que a gestante esteja esperando por uma menina.

4 - Em caso de gravidez de gêmeos, como o teste pode ser interpretado?

Em casos em que os gêmeos são univitelinos, o resultado do teste é válido para ambos os fetos. Já em casos de gestação é bivitelina, a ausência do cromossomo Y indica que as duas crianças são meninas, enquanto a presença do cromossomo não pode atestar o sexo dos dois, mas indica que pelo menos um deles é menino.

Vale mencionar que o teste de sexagem fetal não é capaz de detectar gestação múltipla, nem dizer se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos.

5 - Pode haver resultado inconclusivo?

Estudos indicam que cerca de 5% dos casos podem apresentar resultados inconclusivos, principalmente quando o teste é realizado antes da 8ª semana de gestação. Quando isso acontece, o recomendo é que se faça uma nova coleta duas semanas após o teste inconclusivo.

Para qualquer dúvida sobre este exame, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.