Conheça a hepatite crônica e suas possíveis causas!
Postado em 29/04/22Hepatite é um termo que designa qualquer inflamação do fígado. As causas mais comuns para isso são infecções virais ou o abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, como alguns tipos de medicamentos.
Quando essa inflamação se prolonga por seis meses, pelo menos, o caso recebe a classificação de hepatite crônica. Apesar de ser menos frequente que a hepatite viral aguda, a forma crônica pode persistir por anos e até mesmo décadas, por isso merece atenção.
Quais são as causas da hepatite crônica?
Nós já falamos anteriormente sobre as hepatites virais, e os tipos B e C são alguns dos principais causadores da hepatite crônica. Dados apontam que o vírus da hepatite C causa cerca de 60% a 70% dos casos de hepatite crônica e pelo menos 75% dos casos de hepatite C aguda se tornam crônicos.
No caso das infecções pelo tipo B em adultos, cerca de 5 a 10%, às vezes com coinfecção do tipo D, tornam-se inflamações crônicas. Em crianças pequenas, o número varia entre 25% a 50%, enquanto em recém-nascidos chega a 90%.
Além deles, a esteato-hepatite não alcoólica, um tipo de excesso de gordura no fígado não relacionado ao uso de álcool, muito comum em pessoas com obesidade, diabetes ou colesterol alto, também pode causar a hepatite crônica. Entretanto, é importante mencionar que doenças hepáticas relacionadas ao álcool também são causas comuns dessa forma de inflamação.
Outras causas menos comuns que as anteriores incluem o uso de medicamentos, doença celíaca, colangite biliar primária, distúrbios da tireóide, entre outros.
Quais são os sintomas da hepatite crônica?
A hepatite crônica pode manifestar sintomas gerais, como mal-estar, fadiga, falta de apetite e febre. Entretanto, em grande parte dos casos, ela se desenvolve de forma gradual, sem manifestar sintomas de distúrbio hepático, até desencadear cirrose, uma doença que resulta do desfecho de lesões cicatrizadas no fígado que leva à perda da sua função e insuficiência.
Quando a inflamação já está em estágio avançado, com sintomas de cirrose, pode apresentar sinais como aumento do baço, acúmulo de líquido no abdômen, coagulopatia, avermelhamento das palmas das mãos, icterícia, entre outros.
Caso não seja tratada e controlada, a hepatite crônica pode evoluir para insuficiência hepática e/ou câncer de fígado. Pode até mesmo causar danos cerebrais, já que o fígado, que atua na eliminação de algumas substâncias tóxicas presentes no sangue antes que cheguem ao cérebro, não conseguirá exercer sua função adequadamente.
Por isso, é muito importante manter as visitas de rotina ao médico sempre em dia. Realizar exames para detectar qualquer forma de hepatite precocemente aumenta consideravelmente as chances de cura ou controle. O tratamento varia de acordo com cada caso, mas consiste em combater as causas e impedir possíveis complicações.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.