Entenda o que é a Granulomatose de Wegener!
Postado em 20/05/22A granulomatose com poliangeíte (GPA), anteriormente chamada de granulomatose de Wegener, é uma doença rara e autoimune, caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos e tecidos dos ouvidos, nariz, garganta, pulmões e rins. É uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre os 40 e 65 anos.
Quais são os sintomas e riscos da Granulomatose de Wegener?
A granulomatose com poliangeíte é uma doença autoimune, o que significa que a inflamação difusa dos vasos sanguíneos se origina de ataques realizados pelos anticorpos produzidos pelo próprio organismo. Essas células imunológicas deflagram inflamações chamadas de granulomas, formam lesões (nódulos) e podem destruir tecidos.
Conforme a doença avança, alguns sintomas podem ser percebidos, tais como:
-
Rouquidão;
-
Congestão Nasal com presença de sangue em secreções ocasionais;
-
Tosse (também pode ser acompanhada de sangue ocasionalmente)
-
Perfuração no septo nasal;
-
Deformidade do nariz causada por destruição e afundamento da ponte nasal;
-
Dificuldade para respirar;
-
Sinusite;
-
Anemia;
-
Inflamação e dor nos ouvidos que pode evoluir para perda auditiva.
Uma das principais consequências dos danos aos vasos é a restrição do fluxo sanguíneo, o que pode causar danos a todo o corpo. A evolução da granulomatose com poliangeíte pode ocasionar a formação de coágulos, lesões, inflamações, feridas e prejudicar, por exemplo, pulmões, articulações, nervos, cútis, rins e veias.
As causas para seu desenvolvimento ainda são desconhecidas. Algumas características se assemelham muito às observadas em infecções, porém ainda não há nenhuma relação identificada com algum agente infeccioso. Pode ser fatal se não for tratada e controlada precocemente. É considerada uma doença com amplo espectro de gravidade clínica e patológica.
Como se dá o processo de diagnóstico e tratamento da granulomatose com poliangeíte?
O processo de diagnóstico se inicia pela avaliação de sintomas. O surgimento repentino de sintomas respiratórios sem explicação, especialmente em conjunto com problemas em outros órgãos, é um possível sinal da doença, por exemplo. A partir daí, uma série de exames pode ser indicada, como:
-
Exames de urina;
-
pANCA, cANCA e outros exames de sangue;
-
Exames de diagnóstico por imagem para analisar se há danos nos órgãos (tomografia, radiografia, ultrassonografia);
-
Biópsia.
Uma vez que o diagnóstico é confirmado, estipula-se a gravidade da condição e se inicia o tratamento adequado. Ainda não existe cura para a doença, então o tratamento é focado em controlar sintomas e inibir o avanço do distúrbio. De forma geral, isso é feito através do uso de corticosteroides e/ou outros imunossupressores.
Outros medicamentos também podem ser administrados de acordo com as individualidades do indivíduo, como em casos de identificação de lesões hepáticas, pulmonares, etc.
Como o sistema imunológico é severamente comprometido pelo tratamento, pessoas acometidas pela granulomatose com poliangeíte devem receber acompanhamento médico frequente para checar sinais de infecções, revisar a dose dos medicamentos e prevenir possíveis complicações.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.