Saúde do idoso: 5 dicas para promover o bem-estar na melhor idade!
Postado em 03/06/22Em 2015, a Convenção Interamericana Sobre a Proteção Dos Direitos Humanos dos Idosos definiu o envelhecimento como um “processo gradual, que se desenvolve durante o curso de vida e que causa alterações biológicas, fisiológicas, psicossociais e funcionais de várias consequências, as quais se associam com interações dinâmicas e permanentes entre o sujeito e seu meio”.
É algo natural, que afeta todos os seres vivos, e interfere diretamente na saúde e no sistema locomotor. Entretanto, algumas práticas podem ajudar a promover a saúde e a qualidade de vida durante esse período da vida. É por isso que listamos neste texto 5 dicas para promover o bem-estar de idosos. Confira a seguir!
1 - Mexa-se
O sistema locomotor é um dos mais afetados durante o envelhecimento. Estudos indicam que, por volta dos 60 anos, há uma diminuição da força máxima muscular entre 30% e 40%.
Praticar atividades físicas regularmente auxilia no fortalecimento muscular, além de apresentar outros benefícios importantes, como prevenção da perda óssea, melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre outros.
Outras atividades, como a dança, também auxiliam a manter o corpo em movimento. Alguns estudos indicam também que dançar contribui para manter uma boa memória e concentração!
2 - Durma bem
A interrupção no padrão regular do sono apresenta-se em aproximadamente 8 a 18% da população geral e cerca de 50 a 70% da população idosa. A má qualidade no sono é um importante indicador de saúde mental, bem-estar fisiológico, emocional, cognitivo e físico, portanto, esse dado representa uma predisposição a diversas doenças. Idosos que não possuem um sono de qualidade precisam buscar orientação médica para entender a raiz do problema e tratá-lo o mais rápido possível!
3 - Cuide da sua saúde bucal
Cárie, sensibilidade e gengivite são problemas que podem atingir pessoas de qualquer idade, mas são ainda mais comuns em idosos. Além disso, alguns medicamentos podem ser responsáveis por alguns problemas bucais, como redução da produção de saliva, que pode causar sensação de boca seca e mau hálito.
Manter visitas regulares ao dentista, bem como uma escovação adequada, uso de fio dental e todos os cuidados básicos é importantíssimo durante a terceira idade. O mesmo vale para os cuidados com prótese dentária, que precisa de atenção para se manter em bom estado.
4 - Saúde mental também é importante
A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 demonstrou que os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre os brasileiros. Há também uma alta taxa de suicídio entre os idosos com mais de 70 anos. Por isso, cuidados com a saúde mental são indispensáveis.
Além do acompanhamento profissional, outras medidas que podem ajudar a combater a depressão e outros distúrbios são a conectividade social e participação na vida comunitária, suporte emocional por parte de familiares e amigos e a reconfiguração de projetos pessoais.
5 - Visite o médico e faça exames rotineiramente
A saúde tende a debilitar-se com a idade, mas muitas patologias ainda podem ser tratadas ou controladas se detectadas precocemente. O geriatra é o médico especialista em cuidar de pessoas idosas e pode oferecer orientações precisas sobre cada caso.
Nosso laboratório também conta com dois pacotes que podem ajudar a ficar de olho na saúde durante a terceira idade. São eles:
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.