Conheça os principais tipos de anemia!

Conheça os principais tipos de anemia!

Postado em 10/06/22
Conheça os principais tipos de anemia!

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), anemia é uma condição em que há uma deficiência nos níveis de hemoglobina. A hemoglobina, por sua vez, é uma proteína das hemácias (ou glóbulos vermelhos) que atua no transporte de oxigênio pelo organismo.

Essa falta de oxigenação traz consequências a diferentes tipos de órgãos e tecidos. O principal sintoma manifestado pela anemia é a queda da pressão arterial, mas outros possíveis sinais são:

  • Palidez nas mucosas e cutânea;

  • Cansaço;

  • Falta de memória;

  • Tontura;

  • Fraqueza;

  • Dores musculares;

  • Sonolência;

  • Falta de ar ou respiração muito curta;

  • Palpitação e taquicardia.

Existem muitas possíveis causas para a anemia, assim como inúmeros níveis de intensidade, e é justamente a origem que classifica a anemia. Conheça os principais tipos a seguir!

Anemia ferropriva

O ferro é um elemento essencial para a produção das hemácias, portanto, quando há deficiência desse nutriente no organismo, a oxigenação sanguínea não é realizada de forma adequada. É o tipo mais comum de anemia e pode ocorrer por carência de ferro na dieta, presença de parasitas no intestino, ou durante a gravidez, parto e amamentação. Também é muito comum em pessoas que passaram por perdas de sangue expressivas, incluindo hemorragias e fluxos menstruais intensos.

Anemia perniciosa

A anemia perniciosa tem algumas características similares à ferropriva, mas ocorre quando o corpo não consegue digerir uma quantidade suficiente de vitamina B12. Pode ocorrer por baixa ingestão de alimentos que contenham o nutriente ou por uma dificuldade do trato digestivo em absorvê-lo. Em casos de dificuldade de absorção, as causas mais comuns incluem enfraquecimento do revestimento estomacal ou uma condição autoimune.

Anemia aplástica

É uma condição rara que atinge a medula óssea e o sangue e faz com que as células sanguíneas não sejam produzidas adequadamente. Normalmente, se desenvolve a partir de danos causados à medula óssea, que podem ser resultado de gravidez, infecção, doença autoimune, efeito colateral de medicamento ou consequência de exposição a radioterapia, quimioterapia ou toxinas.

Anemia hemolítica

É um conjunto de distúrbios caracterizado pela destruição das hemácias antes de seu ciclo natural de vida. Em casos assim, a medula óssea não consegue repor todas as células em um tempo hábil, causando uma baixa presença delas no organismo. Pode ter origem hereditária (como a anemia falciforme e a talassemia, por exemplo) ou adquirida (como a anemia hemolítica autoimune).

Anemia das doenças crônicas

Como o nome indica, é um tipo de anemia associada a doenças crônicas de longa duração. É o caso da AIDS, câncer, tuberculose, câncer, doenças renais, cirrose hepática e alguns processos inflamatórios. Essas doenças podem retardar a produção de hemácias, diminuir seu ciclo de vida ou atrapalhar a absorção de nutrientes necessários para produzí-las, como o ferro e a vitamina B12, mencionados anteriormente.

Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de anemia, é importantíssimo buscar orientação médica. Um hemograma completo associado a outros exames complementares pode oferecer as informações para que o especialista realize o diagnóstico e conduza o tratamento apropriado!

Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.