Entenda os principais riscos associados ao estresse durante a gravidez!
Postado em 24/06/22O estresse é uma reação natural do organismo a estímulos que representam perigo ou ameaça. Para adaptar-se a essas situações, o corpo desencadeia a produção de alguns hormônios, como a adrenalina, cortisol e noradrenalina.
Esses hormônios possuem a capacidade de se espalhar por todas as células do corpo e provocar sintomas como a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, o que causa impactos diretos à saúde.
Em gestantes, esses efeitos também podem afetar o bebê, por isso é importantíssimo manter o controle durante esse período. Confira a seguir alguns dos principais riscos do estresse durante a gravidez!
Estresse durante a gravidez pode afetar o cérebro do bebê
Estudos publicados pela revista de medicina JAMA Open Network mostraram que o estresse da mulher durante a gravidez pode interferir no desenvolvimento cerebral da criança. Os altos níveis de estresse atrapalham a bioquímica do cérebro do bebê e o crescimento do hipocampo, o que pode prejudicar a formação de novas memórias, aprendizado e emoções.
Outros estudos também já detectaram alterações nos lobos frontais de crianças, juntamente com mudanças na matéria branca, que é responsável por organizar a comunicação entre várias partes do cérebro.
Por causa de todo esse impacto na formação cerebral, é possível que a criança desenvolva problemas de atenção e aprendizagem, ansiedade, depressão, atraso no uso da linguagem, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e até mesmo autismo.
Pode ser responsável por parto prematuro
Muitos estudos mostram uma relação entre gestações curtas e estresse, como esse de 2012 e esse outro publicado em 2020. Suspeita-se que o contato do útero com altos níveis de hormônios, como o cortisol, e a crescente tensão na musculatura da mulher sejam os principais responsáveis por essa consequência. Já em início de gravidez, o maior risco é de o estresse desencadear um aborto espontâneo.
Aumenta as chances de a criança ter problemas de saúde
Um estudo publicado pela Psychosomatic Medicine encontrou uma associação entre os níveis de estresse da mãe e o risco de o bebê desenvolver algum problema de saúde durante os três primeiros anos de vida. Os autores perceberam que os filhos de mães com maiores níveis de cortisol durante a gestação tinham mais propensão a ter problemas como infecções respiratórias, resfriados, febres e infecções de ouvido.
Segundo Michael Roettger, da Universidade Nacional da Austrália e principal autor do estudo, a ideia da pesquisa foi justamente demonstrar a importância de promover políticas e medidas de saúde mental para gestantes, já que, além do estresse, ansiedade e depressão também podem causar complicações durante a gestação.
Riscos gerais do estresse
O estresse se apresenta em duas formas: agudo e crônico. O primeiro é mais curto e intenso e normalmente se manifesta após uma situação traumática, mas passageira, como a perda de um ente querido. O segundo, por sua vez, é o que se desenvolve pelos eventos rotineiros - apesar de ser mais suave, é constante.
O estresse causa riscos à saúde de forma geral. Além de afetar o feto, ele também pode causar na mãe ou em qualquer pessoa sintomas como:
-
Irritabilidade;
-
Gastrite;
-
Oscilação da pressão arterial;
-
Alteração da glicemia;
-
Queda de cabelo;
-
Elevação da hipertensão;
-
Ansiedade e depressão.
Em casos mais graves, ainda pode ser responsável por infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo câncer. Vale mencionar que a hipertensão, constantemente associada ao estresse, também traz sérios riscos à gestação.
Para manter a saúde em dia e cultivar uma boa qualidade de vida, é importantíssimo manter seus níveis e adotar hábitos que contribuam para seu controle. Em nosso laboratório, disponibilizamos alguns exames para checagem do cortisol:
Também oferecemos diversos testes e exames que contribuem com os cuidados para uma gestação saudável, como o Check-up Primeiro Trimestre de Gestação. Acesse nossa loja online para conferir outras opções.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.